Ao fim de três anos de trabalho, a Ford dá mais um passo na direcção dos automóveis totalmente autónomos, com a nova geração de veículos-laboratório que recebe a tecnologia mais recente e avançada. A ideia é desenvolver automóveis que possam ser classificados, já em 2021, no nível 4 SAE, ou seja, como carros totalmente autónomos que não necessitam de ter sequer alguém ao volante!
"Por agora estes carros continuam a ter volante e pedais, equipamentos que, em última instância, esses nossos futuros veículos nem precisarão de ter", promete Chris Brewer, director do programa de engenharia.
Esta nova geração de veículos de testes continua a ter como base os Ford Fusion Hybrid (que são os Mondeo na Europa) que já serviam antes para desenvolver a tecnologia autonóma, mas agora com equipamentos mais desenvolvidos e software mais poderoso. Uma das principais novidades são os novos sensores LIDAR – mede as distâncias pelo tempo que demora a receber o reflexo de um feixe de luz, normalmente um laser – que foram evoluídos de forma a poderem ser usados apenas dois em vez de quatro, para as mesmas funções.
São estes sistemas que "alimentam" o "cérebro" que está na bagageira e que vai trabalhando todos estes dados com o que "sabe" dos mapas 3D de alta definição e com o que foi… "aprendendo" de passagens anteriores pelos mesmos locais.
Com esta nova geração de carros-laboratório, a Ford aposta forte nos veículos autónomos que quer oferecer a partir de 2021 para uma utilização partilhada. Os testes estão a ser realizados em estradas do Michigan, Arizona e Califórnia e, a partir destes primeiros carros, a marca da oval azul pretende triplicar a sua frota autónoma, chegando a… 90 veículos de testes no final deste ano!